Pensamento do Blog

Comigo a natureza enlouqueceu; sou todo emoção" Adaptado de Maiakoviski

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

História da Escola Municipal Presidente Vargas - Ipatinga (História da Escola, Documentos, Relato de Experiência, Fotos, Monografia)




A Escola Municipal Presidente Vargas foi a primeira escola municipal de Ipatinga. Sua criação significou a realização do sonho dos pioneiros trabalhadores e trabalhadoras do ensino no município. Ainda, uma semente lançada no solo fértil de boas intenções e ânsia por uma "educação de qualidade para nossos filhos", mas, ao mesmo tempo, espaço propício para interesses eleitoreiros e clientelistas dos políticos da época.

A escola foi criada pela Lei Municipal Nº 169/68 de 31.07.68. Começou a funcionar no ano seguinte. Não possuía prédio próprio, por isso, funcionou em vários locais da cidade, e só em 1981, conseguiu sua instalação à Rua Maria Silva, 125, no Bairro Veneza, mesmo assim, em um prédio sem algumas instalações essenciais para uma escola de 5ª à 8ª série: quadra de esportes e muro para sua delimitação e segurança. Chegou a funcionar com o 2º grau, mas a administração à época não teve interesse e sensibilidade para continuar o atendimento àquele aluno que termina a 8ª série na rede municipal e tem, muitas vezes, de pagar uma escola particular ou depender da boa vontade de políticos para a garantia de uma bolsa de estudos, pois a rede estadual não consegue absorver a demanda de alunos para as poucas escolas existentes..

Em 1985, o prefeito municipal fechou a escola alegando problemas no prédio da escola e número reduzido de alunos, o que não era verdade nenhuma das duas justificativas. A escola possuía mais de 1500 alunos nos três turnos de funcionamento e o prédio não apresentava nenhum problema físico. A medida foi arbitrária, pois nas férias de julho de 1985, os professores e funcionários receberam a informação do fechamento da escola e também de suas demissões pelos jornais da cidade. A escola possuía à época, mais de cem trabalhadores em Educação(professores e funcionários), e mais de mil e quinhentos alunos estudando regularmente na unidade de ensino. A decisão do fechamento da escola foi uma atitude totalmente política, ou seja, de interesse da administração municipal de Ipatinga. Hoje, um candidato a prefeito de Ipatinga, foi o secretário de educação à época do fechamento da escola. Na mesma ocasião, também foi fechada a Escola Municipal Pe. Cícero de Castro, no Bairro Bom Retiro.

Com a união e mobilização de toda  a comunidade de Ipatinga, a escola foi reaberta, juntamente com a Escola Municipal Pe. Cícero de Castro,  e voltou a funcionar ainda em 1985 com um número reduzido de alunos, pois muitos alunos foram para escolas particulares com a promessa de bolsas de estudos. Já em 1986, muitos alunos retornaram à escola e seu funcionamento praticamente normalizou. E ainda em 1986, no dia 17 de dezembro, a Escola Municipal Presidente Vargas conseguiu realizar a primeira Eleição Direta para Diretor do município de Ipatinga, elegendo a professora Maria de Lourdes Moreira Sabatino, Diretora da Escola. Foi eleita pela comunidade escolar após reivindicação do Colegiado da escola junto à Secretaria Municipal de Educação.

A partir daí, a comunidade escolar da Escola Municipal Presidente Vargas participou ativamente de todas as lutas que envolveram a Educação no município. Foi sempre símbolo de unidade e determinação nos problemas enfrentados.

Em sua trajetória pioneira na Educação municipal, a Escola Municipal Presidente Vargas utilizou três denominações: Colégio Municipal de Ipatinga(1ª escola municipal); Colégio Normal Municipal de Ipatinga(quando tinha o 2º grau); e Escola Municipal Presidente Vargas, após a criação das outras escolas municipais em Ipatinga.
(Adaptado de "Relato de uma experiência de administração escolar - Escola Municipal Presidente Vargas - 1989-1992") - Manuel Roberto Souto/Marlene de Menezes Corrêa/Marta Mendes Siqueira Cardoso/Maria Geralda de Castro/Vera Lúcia Linhares.

Documentos

Abaixo documentos da inauguração da Escola em 1981, no Bairro Veneza II.



Relato de Experiência

























Acervo Fotográfico
























Monografia classificada em 3º lugar no Concurso da Prefeitura de Ipatinga - 1991
















Hoje o antigo prédio da Escola Municipal Presidente Vargas, no Bairro Veneza, abriga o Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ipatinga
Lembro do dia que falei: "Aqui deveria ser uma Universidade pela excelente localização.". Previsão acontecida - foto de julho de 2021