Pensamento do Blog

Comigo a natureza enlouqueceu; sou todo emoção" Adaptado de Maiakoviski

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Turismo em Nova Viçosa


Baleia Jubarte - símbolo da cidade de Nova Viçosa 


Nesta página registramos as visitas que recebemos em nossa casa na cidade     de     Nova Viçosa. As visitas são poucas, mas sempre agradáveis. Sabemos das dificuldades   de   um maior número de visitas, principalmente pela distância de nossos familiares e amigos(as), além das despesas provocadas por todas as viagens, principalmente as de regiões de praia, com preços de produtos sem nenhum controle, mas afinal, essas cidades dependem muito das vendas do comércio no período da temporada e nos feriados prolongados.


Na Praça do Chafariz




Na Praia do Pau Fincado










Na Cabana Rancho da Paixão com os amigos, Lequinho e Priscila


Na Praça da Baleia




No Mercado do Peixe
No Pier dos Pescadores de Nova Viçosa












No aconchego do lar


No Bosque Frans Krajcberg



Exposição de fotos da cidade

Miniatura da casa da árvore do Sítio Natura deFrans Krajcberg







Em casa 





Na Praia do Lugar Comum











Na praia













Em Mucuri

Despedida fotográfica 






Cauã atleta da Praia do Lugar Comum
Batismo do José Miguel na Praia de Nova Viçosa

Entre os dias 12 a 16 de outubro de 2023, recebemos as visitas dos amigos/familiares de Ipatinga; Cristina, seu esposo, José; e os filhos Cauã e José Miguel. Foram momentos de alegria e entretenimento, além da partilha de alimentos saborosos nos lugares visitados, e em nossa casa, com a excelente mestre da cozinha, Sueli. Visitamos alguns lugares turísticos, como o Bosque Frans Krajcberg, o Pier dos Pescadores com seu Mercado do Peixe, a Praça do Chafariz e as praias do Lugar Comum e do Pau Fincado, além, é claro, da Praça da Baleia Jubarte. No Bosque estava acontecendo o 3º Festival da Baleia Jubarte com atividades culturais para crianças e adultos. Entre as atividades participamos da exposição de imagens em um aparelho que nos surpreendeu pela visão ampla focada, e até nos provocando um susto com a profundidade do mar a nossos pés.
























Entre os dias 16 e 19 de janeiro de 2022 recebemos as visitas da Cristina, do José e do Cauã. Vivemos momentos de alegria e de lazer todo o tempo. Em casa muita conversa boa, e até um churrasco na mesa regado a cerveja, e suco pra Sueli. Visitamos o Portal da Praia, a Praia do Lugar Comum, o Mercado do Peixe (mas não compramos nada); e até fomos a Mucuri realizar um sonho da Sueli: comprar no Supermercado Da Praça. No volante o "dirigente" José, com seu carro da Jovem Guarda (queimando os pneus a 80 por hora... É uma brasa, mora!"). Enfim, vivemos momentos alegres e desestressantes... Descobri que o José gosta de planta! Levou um vaso de cacto para sua companhia em suas viagens de trabalho, afinal é um tédio viajar longas distâncias sozinho!














































Esta foi uma visita muita esperada, e até adiada. Mas valeu a pena. Foi um período de muita conversa produtiva, passeios, e de relaxamento de um estresse que, às vezes, se torna insuportável. Até aprendizagens na Escola da Vida tivemos entre nossas informações. Trocamos presentes, como sempre. Viajaram 13 horas, quase uma aventura do Indiana Jones, atravessando estradas que eram verdadeiras crateras... da Terra. Mas chegaram e voltaram com alegria e integridade física. A Bárbara e o Roger chegaram no dia 10 de outubro de 2021 e retornaram no dia 16 do mesmo mês. Deu pra descansar da rotina cansativa do atual sistema de ensino. Tivemos dois dias de chuva e três de sol, ou seja, de praia. Visitaram alguns lugares turísticos da cidade, como  a Igreja Católica - patrimônio histórico da cidade, além de uma Feira de Cactos e Suculentas.  A Bárbara e o Roger nos presentearam com um cacto Parafuso e uma suculenta Monalisa (fotos abaixo). Também levaram alguns presentes nossos como a tábua multi e mudas de plantas. Fizemos compras no Mercado do Peixe. Ficamos felizes com a visita. Obrigado, família amada! 


Tábua multi presente para o casal visitante


















Nos dias 09 e 10 de outubro de 2021, recebemos em nossa casa a visita carinhosa dos amigos Pierre (sobrinho da Sueli), e de sua esposa Karine. Tivemos conversas agradáveis e produtivas durante o nosso encontro. Formam um belo casal em que a alegria é permanente em suas vidas... e são aventureiros na busca de novos ambientes culturais e de lazer. Agradecemos pela prazerosa visita!




 



Cabana Alegria




Parque de diversões no centro da cidade





 


Pizzaria Terraço
 Praia do Lugar Comum 

  




Restaurante Axé Uai Caipira
 Cabana Alegria

  Visita da Bárbara e do Roger em janeiro de 2019 
 Cabana Alegria
Trenzinho da Alegria
Barca dos Vikings

















Barraca Alegria 
Restaurante Axé Uai Caipira

Visita dos amigos(as) Moacir, Ana e a filha, Ana Clara, em nossa humilde residência. A presença dos amigos(as)nos trouxe muita alegria, pois compartilhamos ideias com papos animados sobre tudo de bom, regados a uma cerveja gelada e comidinhas de verão na praia.

































 
Visita à casa da artista Marta - janeiro de 2019 -, com a família do Moacir e Ana Glacy


Na praia 


 Em casa e com o amigo celular



 Praça da Baleia
Primeiro dia na Praia do Lugar Comum - 20.01.19. 
O Pedro Henrique conheceu o mar.
 



 No Parque de Diversões


Presente dos amigos - termômetro de amizades 



 Pôr do Sol na Praia do Lugar Comum








Praia do Pau Fincado







Encontro em nossa humilde residência na sexta-feira - 25 de janeiro de 2019
Carne, cerveja, suco e um bom papo despreocupado


Arco-íris em frente a nossa casa - 26 de janeiro de 2019




O despertar de um músico na Bahia - testando o berimbau.
O espírito de Vinícius baixou...




Arte fotográfica 


























A despedida... já com saudades!
De volta pra casa
Pedro Henrique no Parque

Visita da amiga Núbia, seu marido Rafael, o filho Pedro Henrique e Célia, mãe do Rafael. Visitas que muito nos fizeram felizes. Conversamos animadamente nos ambientes visitados, além das lembranças familiares e de amigos que nos aproximaram ainda mais. Não faltou uma boa comida, uma cerveja gelada e uma praia sempre de verão pra alegrar a festa.











Recebemos em nossa casa a visita da amiga Patrícia e de seu filho, Júnior, no dia 06 de março de 2019. Relembramos histórias da cidade de Coronel Fabriciano e de nossas famílias. Foi bom receber pessoas tão positivas que transmitem paz e energia para nossa vida. 

































Visita da Cristiane, Branco, Larissa, Lelê, Cristina e Cauã entre os dias 10 e 15 de outubro de 2019. Muita alegria, conversa animada, passeios à praia e ao centro. Muita diversão com os netinhos, Lelê e Cauã. Tempo de relaxar da agitação de Ipatinga. Ficamos felizes com a presença de todos. O tempo passou muito rapidamente... e já estamos com saudades!







































Com muita alegria recebemos a visita da filhinha querida, Bárbara e seu esposo, Roger, entre os dias 08 e 13 de janeiro de 2020. Foi um momento de descanso do casal para o retorno às atividades letivas e do cotidiano. Para nossa família (Sueli e eu), um momento de confraternização, alegria e prazer ao lado de quem amamos. A praia de Nova Viçosa estava lotada de turistas, e o tempo ajudou com um sol forte e um vento bom para amenizar o calor. Daí uma cerveja gelada ajudou a aumentar nossa felicidade. Trocamos presentes carinhosos com os visitantes, como de costume. Já estamos aguardando nova visita, e prometendo a retribuição desta ainda este ano, se Deus quiser! Obrigado, Bárbara e Roger pela presença e carinho permanentes!











Visita dos amigos de Ipatinga, Donizete, e seu esposo, João, nos dias 21 e 22 de agosto de 2023. Foi um momento de muita alegria e recordação de nossos momentos juntos em Ipatinga. Uma pena que ficaram apenas dois dias incompletos. Mas aproveitamos bem o tempo disponível. Esperamos nova visita dos amigos.

Presente recebido do amigo, Ronaldo. Linda e significativa escultura em madeira, sua principal atividade na aposentadoria. O sol e o barco são elementos marcantes de Nova Viçosa. Presente de pura inspiração artística e tenacidade em busca da perfeição.

Presente do amigo, Ronaldo, para a Sueli. Suporte com rodinhas para exposição de panos de prato em Exposição Cultural. Projeto feito todo em madeira, inclusive suas rodas para transporte.

Presentes da Sueli para o amigo, Ronaldo. Panos de prato decorados, caneca para chá, e uma adaptação em tecido estampado em um pequeno travesseiro para proteção das costas (artigo para tornar a longa viagem menos cansativa).
Meus presentes para o amigo, Ronaldo. Livros publicados sobre História e Jardinagem, e um conjunto de gabaritos para tupia.













Visita do meu amigo histórico, Ronaldo Rigamonte, entre os dias 28 de agosto a 02 de setembro de 2023, a Nova Viçosa, e a nossa humilde residência. Na oportunidade relembramos os bons tempos de nossa convivência no Bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano, e principalmente, nas atividades de lazer e trabalho no Clube Olímpico e Recreativo Amaro Lanari. Falamos de nossas aventuras profissionais e familiares durante longo tempo, ou seja, desde a década de 1980. Conversamos sobre música boa, e voltamos a ouvi-las juntos. Minha esposa, Sueli, também esteve presente nas conversas e no serviço alimentício de almoço e lanches. Visitamos lugares turísticos em Nova Viçosa, como o Mercado do Peixe, o Pier renovado, as áreas verdes da cidade com a nova urbanização com jardins e iluminação, o comércio do centro, o Bosque Frans Kracjberg, revitalizado pelo governo atual. Falamos de livros, História, além de nossas atuais atividades na aposentadoria. Trocamos presentes úteis, decorativos e carinhosos. Aguardamos um novo encontro para ampliarmos nossa História.