Artesanato de Pequenos Objetos de Madeira
Sumário
Introdução
1. Um pouco de história do Artesanato em madeira
2. Conceito e Prática do Artesanato
3. Divisão dos trabalhos em madeira
4. Ferramentas utilizadas para o artesanato em
madeira
5. Segurança no Trabalho e com as Ferramentas
6. As madeiras mais utilizadas no artesanato em
madeira
7. Reciclagem de Madeira
8. O trabalho do artesão em madeira
10. Artesanato de Pequenos objetos e Arte
Obras do Autor
Certificado do Autor
Conclusão
Introdução
O trabalho de artesanato em madeira exige, mais que tudo amor pela arte e muita paciência, mesmo com pequenos objetos. Comecei sua prática, assim como a jardinagem, depois que me aposentei. A Jardinagem iniciei primeiro, pois já realizava este trabalho antes da minha aposentadoria. Logo após minha aposentadoria fiz um Curso de Jardinagem para sua aprimoração. Terminou sendo o artesanato em madeira uma complementação da Jardinagem, pois faço muitos trabalhos que abrigam vasos de plantas. Estas duas atividades, além de sua utilidade doméstica e até de renda, constituem-se em excelente meio de combater o estresse “nosso de cada dia”. Mesmo que alguns conceitos de artesanato não incluam ferramentas elétricas, iniciei os trabalhos com madeira comprando algumas ferramentas (elétricas e manuais) para realizar algumas ideias que foram surgindo, fiz algumas caixas para ferramentas, e depois naturalmente foram surgindo a confecção de pequenos objetos úteis e de decoração no meio das minhas ideias. Passei então a comprar ferramentas próprias para a nova arte e não parei mais. Hoje tenho várias ferramentas com essa finalidade, pois sua elaboração com qualidade exige ferramentas com formas e tamanhos variados, utilizo também ferramentas elétricas como furadeira, serra tico-tico, micro retífica, tupia, e até formão elétrico pequeno.
1. Um pouco de história do
Artesanato em madeira
A madeira tem sido ao longo dos
anos a principal matéria-prima na produção de objetos que fazem parte do acervo
da cultura material universal. Desde as embarcações de pesca artesanal,
passando por todo o tipo de móveis e utensílios domésticos, instrumentos
musicais, esculturas, brinquedos populares, a madeira é o material por
excelência que se presta à realização dos mais variados artefatos, seja
isoladamente, seja em combinação com outros materiais. Devido à grande
variedade de espécies nativas encontradas em todo o planeta a produção
artesanal vale-se daquelas madeiras mais comuns de cada ambiente, seja natural
ou urbano. Desde a mais remota Antiguidade, a madeira tem sido a matéria-prima
mais utilizada pelo homem para sua sobrevivência, na produção de cabanas, e
depois casas, utensílios domésticos como cadeiras, mesas, bancos, objetos de
cozinha, armas,
O surgimento da atividade artesanal no Ocidente está ligado ao desenvolvimento das cidades e ao aparecimento de atividades urbanas necessárias à vida em sociedade, tais como os padeiros, ferreiros, carpinteiros, marceneiros, tecelões, seleiros, arquitetos, entre outros. Em sua origem mais remota, as Corporações de Ofício, também chamadas de guildas, grêmios ou mesteirais, foram associações de pessoas qualificadas em um ofício, que surgiram a partir do século XII com as transformações no feudalismo na Idade Média (século V - XV), oriundas das antigas Guildas, com objetivos de: controle econômico dos governantes (teoricamente); regulamentar as profissões e o processo produtivo artesanal nas cidades; defenderem e negociarem de forma mais eficiente, e; evitar a concorrência. Essas unidades de produção artesanal eram marcadas por uma hierarquia (mestres, oficiais e aprendizes) e pelo controle da técnica de produção das mercadorias. Essas associações também tiveram certa importância na América, na época da colonização; algumas tornaram-se importantes na Cidade do México, e em Lima, no Peru.
Entretanto, com o desenvolvimento
industrial, e o surgimento das máquinas para produzir em grande escala, a
partir da Idade Moderna (século XV – XVIII), o artesanato entrou em um processo
lento de decadência e marginalização social e econômica, sobrevivendo como
alternativa de consumo para as populações periféricas afastadas e de baixa
renda, impossibilitadas economicamente de acesso aos bens e serviços produzidos
pelas indústrias.
A atividade exercida em pequenas
unidades produtivas, por suas próprias características, dificilmente consegue
competir em eficiência com o produto industrial em larga escala, e encontra
como estratégia de sobrevivência a opção em ofertar produtos com um melhor
acabamento, exclusividade, e singularidade, aspirando a uma faixa de consumidores
mais exigentes e direcionados a produtos únicos e personalizados.
No Brasil, as tradições artesanais de origem predominantemente indígenas se incorporaram às técnicas trazidas pelos imigrantes, criando a diversidade hoje existente em cada região brasileira.
2. Conceito e Prática do
Artesanato
Conceito:
O artesanato é a produção manual
de objetos, mesmo que utilize pequenas máquinas elétricas, mas a mão é sua
principal ferramenta, criam, geralmente peças utilitárias ou decorativas,
feitos a partir de matérias-primas naturais ou manufaturadas, utilizando
técnicas tradicionais e expressando criatividade, identidade cultural e
habilidade. É uma forma de manifestação artística, cultural e econômica, com
raízes históricas e que reflete a cultura de uma determinada região. O
artesanato em madeira é um dos tipos de artesanato. Existe o artesanato
utilizando vários tipos de materiais como cordas, fios, tecidos, conchas, coco,
couro, barro, vidro, pedras, metais etc. O artesanato geralmente é uma
atividade individual, mas existem também trabalhos feitos coletivamente em
grandes ateliês, e com grande número de pessoas.
O artesanato é o ofício e a
técnica do artesão, envolvendo a produção de objetos únicos e especiais a
partir de materiais como madeira, cerâmica, tecidos, entre outros. E para isto,
o uso da criatividade é essencial, além do manejo adequado de ferramentas
elétricas e manuais. É preciso amar a atividade para executá-la bem. E ter
paciência em um constante fazer e refazer da obra ou em sua
parte, termina por constituir-se numa atividade educativa e produtiva. É uma
atividade que dá muito prazer a quem a pratica, pois seus resultados são belos
por sua transformação, ou seja, quando o artesão pega uma peça de madeira,
muitas vezes, em um estado de pouca conservação e a vê modificada em uma peça
artística, a emoção aflora, pois ele se vê como um criador de uma obra única,
pois passaram por suas próprias mãos. É difícil descrever a emoção do artesão
depois de admirar sua obra terminada. É quase um milagre humano de criação. É
acima de tudo, a arte do detalhe, pois o artesão tem que produzir uma peça que
se aproxime o máximo da perfeição, mesmo garantindo sua característica rústica.
Como me dizia um dentista: “O trabalho do dentista é uma mistura da prática
do médico e do artesão.” Disse que ouviu isto de um professor na Faculdade.
Percebi isto em minha prática ao utilizar tantas pequenas ferramentas e
trabalhar os detalhes como os dentistas.
A prática do artesanato em
madeira é um constante aprendizado, pois cada arte produzida acrescenta um novo
conhecimento sobre o material utilizado como o tipo de madeira adequado, se é
apropriado para a peça planejada, pois pode ser muito dura e quebrar facilmente
nos detalhes, ou macia demais provocando uma constante alteração do projeto
inicial. Além, é claro, do conhecimento que você adquire no uso de ferramentas,
pois algumas ferramentas, tanto as manuais como as elétricas, oferecem uma
qualidade, que só com o tempo e experiência você passa a conhecer e utilizar
para o serviço certo. Lembro de um amigo ao observar minha prática dizer: “Você
possui ferramenta melhor para este serviço.” E citar qual era. E ele acertou!
Peguei a ferramenta indicada e o serviço evoluiu muito rapidamente e de forma
mais eficiente. Temos que ter humildade e aceitar opiniões de outras pessoas em
nosso trabalho. Com sua experiência, a utilização de equipamentos fica mais
fácil e leve como você vê nas lives da internet. Para o pessoal que trabalha em
suas oficinas há muito tempo, seu trabalho vira rotina, portanto tudo é normal.
Sabem observar um barulho diferente em uma máquina que pode indicar um possível
defeito, uma superfície que da mesa que produz um vácuo que gera um barulho
diferente e outras manhas de artesão.
3. Artesanato em
Madeira
A madeira tem sido ao longo da História a
matéria-prima principal na produção de objetos que fazem parte do acervo
cultural da humanidade. Desde as embarcações de pesca artesanal, passando
por todo o tipo de móveis e utensílios domésticos, instrumentos musicais,
esculturas, brinquedos populares, a madeira é o material por excelência que se
presta à realização dos mais variados artefatos, seja isoladamente, seja em
combinação com outros materiais, além da madeira constituir-se em uma
matéria-prima de fácil manuseio de adaptações quando necessárias, pois uma
capacidade infinita para a criatividade do artesão. As formas artísticas são as
mais variadas, dependendo do olhar de cada artesão. Devido à grande variedade
de espécies nativas encontradas em todo o território, a produção artesanal
vale-se daquelas madeiras mais encontradas em cada região. Até o mar nos
oferece madeiras em sua longa trajetória pelo planeta. Alguns artistas preferem
estas madeiras, pois a salinidade marítima lhes concede mais resistência e
beleza, dizem eles.
Podemos dividir o artesanato em
madeira em 4 grandes grupos de produtos:
3.1. Santeria e
esculturas (isoladas e formando grupos), incorporando neste grupo todas
as categorias de ex-votos; e pequenas esculturas de santos. Temos muitos
artistas no Nordeste brasileiro que desempenham esta arte, pois nesta região
predomina um espírito muito religioso do povo. Mas nos outros estados também
encontramos artistas que fazem santos com madeira e outros materiais como pedra
sabão, em Ouro Preto, e outras cidades em Minas Gerais, que também possui uma
população muito tradicional e religiosa.
3.2. Movelaria
(construção de móveis), e objetos de decoração e utilitários, incluindo-se
neste grupo todos os elementos denominados P.O.M. (pequenos objetos de
madeira), brinquedos e a marchetaria (arte ou técnica de ornamentar
superfície planas com vários materiais, inclusive a madeira). Neste item
estão pequenos trabalhos criativos utilizando a imaginação sem limites do
artesão. Você pode fabricar o que vier à cabeça como carrinhos, peixes
decorativos ou com utilidade como suporte de copos, plantas etc. Suportes
variados como paletes, suporte para celular (ver fotos), e outros.
3.3. Luteria
(arte de construir ou consertar instrumentos musicais de corda). Esta é uma
especialidade muito rara, e importante.
3.4. Construções
e carpintaria naval (embarcações de pesca artesanal). Esta é uma arte mais para
as áreas litorâneas.
4. Ferramentas
utilizadas para o Artesanato em madeira
Já que o nosso estudo e prática é
para um artesanato de Pequenos Objetos de Madeira, em que os
cursos colocam até uma sigla (P.O.M), não necessitamos de tantas ferramentas,
principalmente as elétricas. Com o tempo e experiência você vai descobrindo
quais são as ferramentas mais adequadas para fazer determinado serviço; por
exemplo, um pequeno formão elétrico é mais produtivo e qualificado para fazer
um trabalho com menos desgaste físico e com qualidade aprimorada. Não sou
radical quanto a utilizar ferramentas tradicionais para quaisquer trabalhos,
gosto daquelas que produzem mais qualidade com menos desgaste. Ninguém faz um
trabalho, mesmo os mais simples e repetitivos, com uma única ferramenta; em
média utilizamos pelo menos quatro ferramentas para qualquer trabalho.
Cuidado com as lives da Internet,
pois seus tutores sempre escondem informações que podem inclusive, provocar
acidentes. Lembro de um canal em que o marceneiro pegava a ferramenta, na
ocasião, a tupia, e afirmava: "Vocês gostam é de me ver trabalhando."
Nada disto, gostamos é de ver detalhes, como o aluno na escola. Por exemplo:
mostrar os nomes das peças que compõem a tupia; suas funções; visualização das
peças para sua montagem; como montar as peças na tupia; as variadas pinças;
fresas; o sentido do corte. Se você utilizar a tupia no sentido invertido, vai
tomar o famoso "coice", podendo inclusive provocar acidentes graves.
Já aconteceu comigo, e fiz um grande risco na mesa, além do susto. Depois fui
pesquisar, e depois de várias lives descobri que a tupia trabalha no sentido
anti-horário para fazer bordas, e horário no interior da madeira, para
círculos, por exemplo. Devem mostrar como se usa a tupia invertida, ou seja,
debaixo da mesa com a fresa para cima; alguns trabalhos, como bordas, ficam
mais fáceis assim. Inclusive, em minhas pesquisas, foi mostrada uma marcenaria
profissional e os grandes equipamentos usados, e a tupia foi considerada a mais
perigosa para se trabalhar, mesmo assim muitos marceneiros falam que a tupia
não oferece risco algum.
A serra tico-tico e a furadeira
são simples, mostrando sua técnica apenas pelo visual da máquina. A serra
tico-tico tem o diferencial de fazer cortes em curvaturas, por exemplo se você
for cortar uma imagem de coração, coisa que a furadeira não faz, mesmo
utilizando acessórios. A micro retífica é mais de detalhes por
suas inúmeras funções como lixar, cortar, aplainar, furar, fazer bordas etc.
Possui muitas peças para lixamentos, como os pequenos tambores para lixar,
aliás é o mais utilizado nos trabalhos com a micro retífica, e pequenas peças
de metal que são muito úteis também, como as lixas rotativas para lixar
pequenos espaços, e as lâminas redondas para corte. Usa também, brocas
diamantadas (de diamante) para vidro e alumínio, que servem também para
madeira. A micro retífica é a rainha do artesanato
em madeira. Um equipamento simples, mas muito utilizado, é o chamado
“sargento” que tem a função de prender a madeira sobre a bancada de trabalho ou
mesa, para a execução do serviço. Mas o formão é o rei do artesanato
em madeira, suas funções são as mais variadas, em cortes e
acertos na madeira, auxiliado pelo malho em madeira, além destas ferramentas
manuais temos o esquadro, o nível e as lixas
para madeira, que são também essenciais para um trabalho qualificado e belo,
mesmo que um pouco rústico, que é a principal característica do artesanato, na
produção de pequenos
5. Segurança no Trabalho e
com as Ferramentas
A segurança em qualquer trabalho é essencial. Como bem dizem: “Todo cuidado é pouco” para qualquer atividade, seja para subir em uma escada ou qualquer outro movimento não rotineiro feito pelo corpo. As ferramentas elétricas são as mais perigosas, pois necessitam de atenção redobrada no trabalho, pois pode acontecer um corte na tomada de acesso à rede elétrica e você não perceber, e mesmo a própria ferramenta pode, com nosso descuido, cortar a tomada sem nossa percepção. Pode também apresentar um defeito repentino pelo uso constante do equipamento. Lembro de um aviso dado por um técnico sobre o uso de qualquer máquina: “Se você utilizar a máquina deixando-a para descansar em pequenos intervalos do trabalho; terá a máquina funcionando bem por muito tempo.” As máquinas precisam de descanso, como nós que as operamos, pois podem exceder em esforço e até queimar o motor, como já vimos muita gente contar. Até o barulho da máquina se modifica quando está prestes a apresentar um defeito. Devemos sempre observar se seu barulho está normal, que pode ser modificado até pela base em que a máquina é trabalhada. Isto acontece muito com a serra tico-tico se ela estiver trabalhando em uma superfície irregular. Devemos utilizar equipamentos de segurança quando se fizer necessário, como máscaras para evitar o excesso de pó da madeira, e até luvas para proteger nossas mãos, pois a mão é a principal ferramenta do artesão.
6. As madeiras mais
utilizadas no artesanato em madeira
A melhor madeira para trabalhos
artesanais; sem dúvida é o pinus. O pínus é uma madeira macia de macio
manuseio, e aceita bem acabamentos com vernizes ou tintas. É de fácil
decoração, com textos ou carimbos. Mas existem outras boas como a castanheira e
a garapa, que são muito mais resistentes e macias para os trabalhos com
pequenos detalhes, pois raramente quebram ou produzem lascas.
A castanheira e a garapa são
ótimas madeiras para trabalhos consistentes e belos. São madeiras macias, mas
muito resistentes a pequenos estragos com ferramentas, diferente do pínus que é
muito sensível a alguma força maior. Muitos artesãos preferem outras madeiras.
É muito pessoal a escolha das madeiras, além de depender do trabalho a ser
feito. Alguns trabalhos faço com pínus como brinquedos, e trabalhos mais
robustos com garapa ou castanheira, como a escultura da rosa, folha e a baleia
jubarte em um vaso, pois está em uma única peça, em minha coleção. Obra
impossível de se fazer com pínus. E o pínus não resiste à umidade, como o MDF e
outros.
Destas madeiras uso mais o eucalipto, a garapeira e o pínus.
7. Reciclagem de Madeira
No artesanato utilizamos muita madeira reciclada, pois devem ser aproveitadas para não virar lixo que prejudica o meio ambiente. Estas madeiras recicladas apresentam, geralmente defeitos que devem ser corrigidos com a arte do marceneiro, e para isto temos que usar uma boa máquina de lixa. Nestes casos utilizamos as lixadeiras manuais elétricas ou portáteis. Quando você puder é bom utilizar as máquinas portáteis, pois são menos perigosas. Mas um trabalho mais pesado é necessário utilizar as ferramentas elétricas. A reciclagem tem a magia de transformar uma madeira estragada em um objeto de arte para decoração, e móvel utilitário. A reciclagem virou uma moda que permanece, e continua tendo muito valor social, inclusive para empresas. A classe de trabalhadores braçais sempre utiliza a reciclagem como complementação de sua renda, e até como atividade laboral principal. Foi uma grande iniciativa econômica que teve início no século passado com muito sucesso e valor social. Hoje existem vários projetos onde a reciclagem é o objetivo principal.
8. O trabalho do artesão em
madeira
O trabalho de artesanato com
madeira tem como característica principal seu estilo rústico. É um
descanso, para quem gosta, mas exige bastante paciência para ver e refazer
pequenos detalhes. Preguiça? Nem pensar! Até chegar ao acabamento foram muitas
horas e dias de atividades sem pressa. Inclusive um amigo meu falou que quer
fazer uma pintura em tela colocando um pingo de tinta por dia para produzir sua
arte... aí também é muita lentidão! Para
o acabamento usa-se cera de abelha ou óleo mineral. Com o uso da cera, a
madeira fica com um brilho sedoso. Além de proteger a madeira, este
tratamento valoriza o trabalho, dando-lhe um aspecto elegante. Pode usar também
o óleo mineral, e depois envernizar para dar brilho. Experimentei a cera
de abelha, mas gostei mais do óleo mineral, pois o resultado é imediato,
inclusive realçando a cor da madeira. Com o tempo e experiência descobri que
qualquer ferramenta que faz trabalhos em ferro, também trabalha bem na madeira;
como as brocas de furadeira elétrica.
Organização
Organização é essencial em qualquer tipo de trabalho, e para o artesão é mais que importante, pois utiliza muitos materiais e equipamentos. Uma questão fundamental é deixar todo o acervo de trabalho em sua proximidade, para não ficar procurando a madeira adequada ou a ferramenta para utilizar na obra. Vi uma live na internet sobre tipos de madeira que me deixou assustado com a desorganização do artista. Estava sentado em um monte de madeiras velhas e ficava procurando a que desejava sem saber onde estava e qual seria, e num ambiente todo sujo de pedaços de madeira e poeira. Nunca mais quis ver suas publicações. E no final ainda disse que poderíamos utilizar qualquer madeira para o nosso trabalho. Um absurdo para um artesão!
Medidas
Uma outra preocupação que devemos ter em nosso trabalho de artesanato em madeira é a questão, que parece simples, mas não é, é sobre as medidas. Além da medida de tamanho com as madeiras e espaços que vamos utilizar nos trabalhos, temos também que ficar atentos com o tamanho de peças para máquinas, como as tupias, micro retífica e furadeira elétrica, pois estas máquinas exigem tamanhos exatos de seus acessórios, como fresas, pinças, brocas etc. E estas peças são medidas em mm que devem ser transformados em cm que você deve medir na régua. Por exemplo, 10mm, representa 1 cm, é só cortar o zero, e assim por diante. Geralmente são medidas pequenas. Já perdi muita peça por não prestar a atenção nestas medidas.
Encaixe em Madeira
Estas
são as cavilhas de 6 e 8 mm de diâmetro. Existem de vários diâmetros e comprimentos.
9. Entalhe em Madeira
Entalhe em madeira, também conhecido como talha, é a arte de esculpir em madeira, removendo material para criar uma imagem em alto ou baixo relevo. É uma técnica artesanal que utiliza ferramentas como formões, goivas e facas para esculpir a madeira, resultando em peças com detalhes finos e texturas distintas. O desenho a ser entalhado pode ser feito diretamente na madeira ou transferido de um esboço. A peça entalhada pode ser lixada, polida e receber acabamento com óleo ou verniz para proteger e realçar a beleza da madeira. O entalhe envolve apenas a remoção de material para criar uma imagem, sem acrescentar ou material à madeira trabalhada. No artesanato de pequenos objetos, algumas vezes utilizamos o entalhe apenas, ou combinado com o artesanato que necessita de pequenas máquinas elétricas, como a micro retífica, por exemplo. Os trabalhos em entalhe são encontrados em Feiras próprias, em lojas especializadas ou com os próprios artistas. O entalhe em madeira é muito valorizado por sua beleza e originalidade.
10. Artesanato de Pequenos
objetos e Arte
Quase ninguém vive de arte. Arte
é a manifestação do espírito pessoal em uma obra, seja o artesanato, a música,
a escultura, a pintura, a literatura, entre muitas. Lembro de uma reportagem do
cantor e compositor, Chico Buarque, um dos maiores nomes da música brasileira,
dizer: "Nunca pensei em viver de música, mas de repente deu certo."
Isto partindo de um gênio da arte musical. Logo, nós simples mortais, queremos
mesmo é manifestar nossa ideia de forma material. Não queremos viver de arte.
Nem ganhar muito dinheiro. Vendemos o excedente, mas sem muita ansiedade.
Queremos expressar nossa imaginação com o máximo de beleza possível. A arte
precisa ser bela! Os cursos de artesanato pregam, de forma sutil, um artesanato
comercial, daí as muitas técnicas surgidas equilíbrio, clareza, harmonia,
cores, mercado etc. E desvalorizando o artesanato tradicional desinteressado em
ganhar dinheiro para sobreviver, mas sim como ajuda na manutenção de um melhor
padrão de vida, ou por hobby mesmo! Eu não faço cópias de trabalhos já
existentes, geralmente trabalho uma ideia que surge de repente. Não vivo de
artesanato, faço por prazer e para expressar minha criatividade, assim como
pratico a jardinagem e a literatura. Algumas peças são importantes para o
trabalho com pequenos objetos em madeira, por exemplo, a cavilha de
madeira que é um excelente encaixe para os trabalhos, e existem
cavilhas de todos os tamanhos, inclusive em metros para você cortar no tamanho
desejado. Para os suportes de celular, utilizo a cavilha para o encaixe da
parte de cima com a de baixo, pois não deixa nenhuma marca ou falha no
trabalho, pois ela nivela das duas peças perfeitamente.
Divulgação
Hoje a divulgação de qualquer trabalho é feita, preferencialmente pelas redes sociais. É o melhor espaço para divulgação de arte, literatura, música e outros. O número de seguidores das redes sociais é imenso e variado, portanto, pode acolher produtos os mais variados. Pode também fazer cartões, banner, camisas, cartazes etc.
Conclusão
Esta é uma obra sempre inacabada, pois está sempre em construção/reconstrução. Cada nova aprendizagem é adicionada ao texto. Cada nova experiência vira uma nova emoção que é compartilhada com os leitores e incorporada ao texto, em possíveis novas edições. Sempre teremos novidades teóricas aliadas à prática, como deve ser a produção artesanal.
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