Pensamento do Blog

Comigo a natureza enlouqueceu; sou todo emoção" Adaptado de Maiakoviski

domingo, 15 de dezembro de 2019

Anotações Históricas sobre Nova Viçosa (BA) - 2017...

8

Imagem da cauda da baleia Jubarte - símbolo da cidade

Esta página tem o objetivo de reunir informações da cidade de Nova Viçosa (BA), em determinado período, para a pesquisa de futuros historiadores (a partir de 2017).

Conheci Nova Viçosa em uma excursão para a praia em janeiro de 2014. Nesta data compramos a casa e passamos a visitar a cidade como turistas mais frequentemente, pois trouxemos a mudança da parte de baixo (ainda não tinha o segundo andar). No dia 11 de novembro de 2017 mudamos definitivamente pra cá. Foi amor à primeira vista.

Em 2019 a Prefeitura Municipal ornamentou a Avenida Oceânica, no centro da cidade, com iluminação natalina, contrariando as informações de que a cidade não se importava com as festas de Natal. Dois eventos marcam as festividades da cidade: o Ano Novo e o Carnaval. Ocasiões em que a Prefeitura Municipal realiza investimentos para incrementar o comércio e atrair turistas.


Ornamentação de Natal - 2019 - Avenida Oceânica no centro da cidade

Costumes do povo de Nova Viçosa
Uma observação interessante sobre os baianos(as) é sua preocupação com o corpo, especialmente sua higiene - são limpos e cheirosos.

Minha convivência com os trabalhadores(as) de Nova Viçosa me fez desacreditar em um mito sobre a questão do seu trabalho, pois em Minas Gerais falam que os baianos(as) são preguiçosos(as). Isto é um mito, pois são muito trabalhadores e dedicados aos ofícios realizados. Observei também que não levam muito a sério, os horários, salvo algumas exceções. Não costumam informar os motivos das faltas ou atrasos. Em Minas os horários são mais rigorosos.

Outra questão importante sobre o povo de Nova Viçosa, é que não têm o costume de observar o quintal e a frente das casas quando têm moradores, talvez pra preservar a privacidade daqueles. Não sei se houve alguma orientação sobre isto nas Igrejas ou em Escolas, pois aqui existem pessoas de todos os locais e costumes do país.

Existe uma ligação muito forte com o lugar por parte dos chamados "nativos" da cidade. Lembro que logo que mudei pra cá fui interrogado por um vizinho sobre a razão de minha mudança; quase me desanimando de minha atitude. Talvez por dizerem por aqui, que a cidade recebe muitas pessoas fugidas de outros locais devido a crimes cometidos. Quem sabe não seja esta a razão do questionamento?!

Possuem um vocabulário variado, misturando a língua portuguesa falada em outros Estados, com as palavras surgidas na cultura baiana ao longo de sua história. Mas não têm dificuldades na relação com o vocabulário das pessoas que aqui chegam para morar ou fazer turismo.





Palco do carnaval na Praça da Baleia
Placa de inauguração da rodovia que liga Nova Viçosa Mucuri
Carnaval 2020 na Praça da Baleia
Latitude e Longitude de Nova Viçosa no portão de uma casa na Avenida Bahia.

Coronavirus
Nova Viçosa e todo o planeta passou pela pandemia coronavírus a partir de março de 2020. Foi uma situação que ninguém nunca pensou em passar. Foi como o fim do mundo tão previsto na história e nunca acontecido. As cidades, estados e países tomaram medidas radicais para conter o vírus. A China foi a primeira atingida, e a primeira também a solucionar o problema, daí surgirem especulações sobre a mesma ter criado o vírus e o antídoto, numa jogada política para enfrentar um problema econômico diante dos Estados Unidos. Surgiram muitas especulações na época. Infelizmente os idosos foram os mais sacrificados em função das características do vírus. Aconteceram muitas mortes, principalmente na Europa. Alguns estados fecharam suas fronteiras, como Minas Gerais. A Prefeitura de Nova Viçosa publicou no Diário Oficial medidas para conter a propagação do vírus (texto abaixo).
Primeiro Decreto do prefeito municipal sobre a pandemia do coronavírus - 18 de março de 2020

    Prefeitura de Nova Viçosa decreta regras para fins de prevenção à infecção e propagação do Coronavírus
Conforme o prefeito Manoelzinho, até o momento não existe qualquer caso suspeito ou confirmado de infecção pelo coronavírus em Nova Viçosa, mas a medida foi adotada considerando também que os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, cujas divisas encontram-se próximas do nosso município, já possuem casos positivos registrados e que já constituíram Estado de Emergência em Saúde Pública, estabelecendo medidas sanitárias e administrativas para prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos decorrentes do surto de Coronavírus (COVID-19), além do município de Nova Viçosa ser área de Turismo, inclusive internacional, recebendo visitantes de todo o Brasil e de vários países do mundo.
Conforme o prefeito Manoelzinho, como a doença pode apresentar diversos tipos de evolução, variando da ausência de sintomas até aos casos de Síndrome Respiratórias agudas Graves, que necessitam de suporte de Unidade de Terapia Intensiva, sendo a população idosa mais susceptível ao desenvolvimento das formas graves, decretou o ato que dispõe sobre os procedimentos e regras para fins de prevenção à infecção e à propagação do COVID-19 (novo Coronavírus). Informou que a unidades de saúde, clínica, hospital estão treinados para identificar casos suspeitos e tornar as iniciativas para confirmação e isolamento de acordo com as normas do Ministério da Saúde em conformidade com a OMS. E lembra, que as medidas de que trata o Decreto poderão sofrer alterações, ajustes ou serem revogadas, a qualquer momento, de acordo com a evolução ou involução do COVID-19 na mesorregião.

O Decreto do prefeito Manoelzinho também suspende pelo prazo de 15 dias, todas as atividades de capacitação, treinamentos, campeonatos, festejos ou eventos coletivos realizados pelos órgãos ou entidades da Administração Pública Municipal que impliquem a aglomeração de pessoas, o que inclui a realização de atividades similares, mesmo que privadas, em espaços públicos. As aulas escolares, das unidades da Rede Pública de Ensino Municipal serão suspensas durante o período de 15 dias, podendo ser prorrogado por igual período. A suspensão das aulas na rede municipal de ensino, deverá ser compreendida como antecipação de férias escolares do mês de julho de 2020 e terá início a partir do dia 18 de março de 2020. A Secretaria Municipal de Administração fica autorizada a adotar outras medidas administrativas necessárias ao cumprimento do Decreto, inclusive mediante a redução temporária dos quantitativos de servidores que podem permanecer simultaneamente em ambiente de uso coletivo da Prefeitura Municipal de, através de rodízio de servidores. 



A Polícia Militar e a própria comunidade fecharam a entrada da cidade para entrada de turistas, principalmente estrangeiros. No dia 25 de março a comunidade parou de participar do evento, pois estavam violando uma lei, ou seja, estava invadindo o espaço que pertence às autoridades.
Barreira na Av. Oceânica evitando a entrada de turistas - abril de 2020






Novo decreto do prefeito acima
Venda de máscaras na Av. Oceânica - maio de 2020

Levantamento de casos
Avenida Oceânica em tempo de quarentena - pouco movimento - 12 de maio de 2020

 Com o aumento de casos do coronavírus em Nova Viçosa, prefeito publica novo edital exigindo o uso de máscaras em todo o município - maio de 2020



Manhã com névoa - 24 de maio de 2020
Na praia - 24 de maio de 2020 - tempos de pandemia

Novo Decreto do prefeito de Nova Viçosa sobre a pandemia do coronavírus em Nova Viçosa - Bahia - maio de 2020














Serviços da Prefeitura - 2017-2020
Apesar da Prefeitura anunciar que os cidadãos podem reivindicar serviços nos canais das redes sociais, como o Facebook, o Instagram, o Messenger; e no site da administração; quando os mesmos são acionados, os cidadãos nunca recebem respostas. Fiz pedido de troca de lâmpada do poste em frente à minha residência várias vezes nestes canais, e nunca tive resposta, e depois somos obrigados a presenciar divulgação de lives no facebook do prefeito falando de saúde... Neste período a má administração é sem comentário. Para garantir a iluminação da área solicitada fui obrigado a comprar uma lâmpada, um reator e pagar um profissional para trocar a mesma. Gastei 200 reais mais a contribuição mensal na conta de energia elétrica pra resolver a situação. Cansei de solicitar o serviço, como a maioria da população faz. Agora é esperar a nova eleição pra mudar este quadro, mudando os novos governantes. Sou morador e eleitor da cidade. Abaixo cópia da conta de energia elétrica com a "contribuição" da taxa de iluminação pública mensal para a Prefeitura, pois este serviço passou para o âmbito municipal, e deixou de pertencer à concessionária de energia elétrica que é a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia).

Novo boletim do covid-19

A cidade de Nova Viçosa completa 300 anos de história este ano, mas infelizmente não temos muito a comemorar, a não ser uma caminhada permanente de luta de sua população na construção da cidade, pois o atual governo é ineficiente na administração em todos os sentidos, e vivemos a pandemia do covid-19, ainda sem uma solução que leve o povo a um bom nível de despreocupação. Estão sendo tomadas medidas essenciais para a contenção da doença, mas nada de efetivo até agora em termos de medicação e vacinas, isto não só em nível de cidade, mas do Brasil e do mundo. O governo municipal até agora, 17 de junho de 2020, nem falou em comemorar a data. E passamos o Natal sem nenhuma decoração natalina na cidade, e com o lixo acumulado por todo o município, pois até a coleta de lixo não foi feita no final do mandato do atual prefeito.

Livro Retrato Histórico de Nova Viçosa - Bahia
Jean Albuquerque



Livro essencial para se conhecer a História de Nova Viçosa - Bahia. Aqui você encontra a História de Nova Viçosa desde sua origem, ainda no século XVIII, percorrendo os caminhos de sua emancipação, e as realizações na cidade até o início do terceiro milênio. 

Valoriza a ação de seus pioneiros na construção e formação social, cultural, econômica e política da cidade. 

Uma das características marcantes do livro é a utilização de documentos oficiais da história da cidade, portanto é uma história documental, o que dá credibilidade à história pesquisada. A autora é uma amante da cidade por ser moradora e médica do local por quase quarenta anos, logo é grande conhecedora de sua realidade social e cultural. Sua história é, acima de tudo, o testemunho de alguém com profunda identificação com a história da cidade.



O livro Retrato Histórico de Nova Viçosa-Bahia faz um resgate da história da cidade desde sua origem até a data de sua publicação; de forma objetiva e de fácil leitura. Mostra com clareza e de maneira didática os caminhos percorridos pelos pioneiros na construção da cidade, passando por autoridades e pessoas comuns que se destacaram com sua ação e presença na permanente luta do homem para construir um lugar bom pra se viver.

A historiadora, pioneira na arte ou ciência de se escrever história no município, valoriza a cidade por seus elementos humanos e naturais, mas não deixa de fazer alguns questionamentos sobre seus problemas sociais e econômicos. É atenta aos obstáculos que levaram a cidade a um desenvolvimento lento em relação às outras municipalidades da região sul da Bahia.

A autora preenche uma lacuna importante na historiografia da cidade e região sul da Bahia. É uma pesquisa inédita sobre a história da cidade e de sua gente.

Ponto essencial na metodologia de pesquisa da autora é a utilização de ampla documentação sobre os fatos ocorridos na cidade, seja oficial ou não; mas sempre fontes confiáveis e verídicas. Esta documentação legitima as informações históricas do livro, como se faz no campo da historiografia desde os tempos mais primitivos.

Também utiliza de casos ocorridos nos costumes da gente da cidade, valorizando o saber e o conhecimento do povo, muitas vezes abandonados pela historiografia tradicional. Fontes imprescindíveis em uma História Regional e Local, assim como os relatos orais.

Nota-se, pelo texto, a extensa pesquisa realizada pela autora, na busca de fontes confiáveis para justificar suas informações sobre o município.  Apesar de ser médica de carreira, torna-se uma autêntica historiadora por esta prática e obra.

As imagens fotográficas escolhidas realçam bem a intenção da obra em bem informar sobre a evolução histórica da cidade, utilizando fontes históricas alternativas como as fotografias antigas.

Contextualiza a História de Nova Viçosa com a História do Brasil, especificamente em relação à produção do café no país e nos períodos de nossa História como a Independência do Brasil, a Abolição da Escravatura, a República Velha, etc.; e com a História Universal ao retratar a invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal, provocando a Vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, e sua conseguente vinda de europeus para a região do sul da Bahia.

Destaca fatos pouco conhecidos da população como a criação da Estrada de Ferro Bahia e Minas que unia o território de Nova Viçosa com parte do território de Minas Gerais, como Teófilo Otoni; fator de incremento do comércio entre os centros produtores e consumidores da região.

Enumera os vários projetos econômicos e culturais criados para a melhoria da cidade e suas razões de fracasso ou sucesso.

Faz uma evolução documental administrativa do município de Nova Viçosa desde sua origem ainda no Período Colonial, no ciclo do ouro, até sua emancipação em 1962.

A publicação desta obra pela autora revela um intenso amor que foi cultivado na convivência com o espaço geográfico do lugar e nas relações interpessoais com a comunidade local.

Durante todo o texto do livro percebe-se a tentativa de valorizar a cidade com o que ela tem de melhor, contrariando uma cultura nacional de desvalorizar nossa terra e aclamar locais distantes de nossa realidade, inclusive de outros países do mundo.

É uma obra de paixão por um lugar; concretizada na intensa relação de amor com a cidade e sua gente, mesmo não sendo natural do município, o que valoriza ainda mais sua relação de intimidade com a localidade.

Lendo as páginas do livro sente-se a leveza da escrita da autora, aliada a uma sensação de certeza na informação, e um carinhoso tocar de mãos na caminhada por uma estrada distante, e ao mesmo tempo, tão presente na vida de cada cidadão desta cidade cheia de magia, que contagia o visitante de imediato, e ao morador antigo no cotidiano que fascina o coração e a alma.

É um retrato fiel e comprometido da História de Nova Viçosa, pois tem como “fotógrafa” uma historiadora que dedicou a maior parte de sua vida na construção de uma cidade melhor pra se viver, através de sua presença e ação na área da saúde.

É uma História Regional e Local com características de uma História Global, pois trabalha todos os aspectos que compõem uma cidade: políticos, econômicos, sociais, culturais e religiosos. Poderia ser utilizada nas escolas para o estudo de História Regional, exigência atual no trabalho dos professores de História.

É uma obra essencial para o conhecimento da cidade por parte de todo o cidadão e visitante. Leitura obrigatória para todo amante da cidade.

Faltou uma biografia da autora, fato que mostraria sua história de vida em benefício da cidade. Sua história de vida revela sua presença na construção do município e na escrita de sua evolução histórica. O livro é uma homenagem à cidade e uma dívida do município com a autora.
Este é o primeiro livro sobre a história de Nova Viçosa.


Cronologia da História de Nova Viçosa baseada no livro Retrato Histórico de Nova Viçosa

1720 - João Domingos Monteiro, junto com outros portugueses vindos da Vila de Caravelas, fundam uma pequena povoação na foz do Rio Peruípe, a qual dão o nome de Campinho do Peruípe. No local já existia uma aldeia indígena. Na praça das primeiras habitações foi construída uma tosca capela dedicada a N. S. da Conceição.

1763 - Chega à Capitania de Porto Seguro, na qual figurava a povoação de Campinho do Peruípe, o primeiro Ouvidor, Thomé Couceiro de Abreu, nomeado pelo rei de Portugal para administrar a Capitania. Este primeiro Ouvidor ao mandar notícias para Portugal, chama o lugarejo de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Peruípe. 

1767 - Chega à Capitania, o segundo Ouvidor, José Xavier Machado Monteiro, depois da morte do primeiro Ouvidor. O segundo Ouvidor tem a missão de acalmar os índios e fundar novas vilas no litoral para garantir a posse da terra ao Reino de Portugal.

1768 - Fundação da Vila Viçosa e do pelourinho, em 23 de outubro, pelo Ouvidor José Xavier Machado Monteiro, depois da solicitação de autoridades do local, pois ficava difícil o comparecimento de vereadores ou juízes do local na Vila de Caravelas, sede administrativa do povoado, para o cumprimento de seus deveres, pois a viagem era longa e penosa. O nome Vila Viçosa foi uma homenagem à notável e histórica Vila do Distrito de Évora, no Alto Alentejo, em Portugal. Era comum dar nomes de locais portugueses a regiões emancipada no Brasil-Colônia.

1769 - Em setembro de 1769 (as fortes chuvas do ano anterior impediram estre trabalho) é feita a demarcação territorial do município, conforme as normas e equipamentos apropriados da época.

1786 - O café foi introduzido no Brasil em 1727, por Francisco de Melo Palheta, e teve o seu plantio disseminado pelo Amazonas e Maranhão, mas sem sucesso. Em 1760 chega ao Rio de Janeiro,  e em 1786 à Bahia. O primeiro município do Estado a plantar o precioso grão foi o de Vila Viçosa.

1815 - Chegada do príncipe alemão, Maximiliano de Wied, naturalista que trabalhou nas regiões de Vila Viçosa e Caravelas. Ao voltar para o seu país, o príncipe passa o resto de sua vida classificando o material que havia recolhido no Brasil. Foi um naturalista reconhecido em todo o mundo por seu excelente trabalho de pesquisa.

1818 - Início da instalação de estrangeiros em Vila Viçosa, devido à nova política imperial de abertura dos portos brasileiros às nações amigas, em 1808. O sul e extremo sul da Bahia são alvos da imigração de estrangeiros, principalmente de europeus.  Alemães e suíços fundam, às margens do Rio Peruípe, a Colônia Leopoldina - uma homenagem à Princesa Leopoldina, arquiduquesa da Áustria, que havia se casado com D.Pedro I. Esta Colônia foi a origem do Distrito de Helvécia (Helvécia é um outro nome para Suíça).

1834 - Início das aulas de primeiras letras para a infância em Vila Viçosa.

1852 - Decadência econômica da Vila Viçosa por falta de investimentos do governo e dos muitos problemas ambientais e humanos do lugar.

1859 - Auge do desenvolvimento agrícola e comercial da Vila Viçosa devido à grande produção cafeeira.

1882 - Inauguração da Estrada de Ferro Bahia e Minas ligando os centros produtores de Minas Gerais ao litoral da Bahia, especialmente entre Teófilo Otoni e Caravelas.

1931 - O município de Vila Viçosa foi anexado ao município de Mucuri, virando Distrito desta cidade. Ninguém quis assumir a administração depois das revoltas de 1930 no lugar, por isto perdeu sua autonomia. As revoltas de 1930 ocorreram devido à chamada Revolução de 1930 comandada por Getúlio Vargas. Estas revoltas aconteceram em vários Estados do país.

1944 - O Distrito de Viçosa muda seu nome para Marobá, por decreto-lei estadual.

1950 - No início da década começa produção de madeira compensada da fábrica Elecunha, atividade que dá um novo impulso econômico para a região.

1952 - Pela Lei Estadual 628 de 30 de dezembro de 1953, o Distrito de Marobá passa a se chamar Nova Viçosa.

1962 - Emancipação ou Restauração do Distrito de Nova Viçosa, transformando-se na atual cidade de Nova Viçosa, desmembrado do município de Mucuri, pela Lei nº 1751 de 27 de julho de 1962*. A eleição para Prefeito e Vereadores do Município de Nova Viçosa se realizou em 7 de outubro de 1962, e a instalação do município e posse dos eleitos  ocorreu em 7 de abril de 1963. O fator determinante de sua emancipação foi seu desenvolvimento econômico, resultado da produção madeireira da empresa Elecunha.

1971 - Início do Projeto Cultural Centro Vivencial de Nova Viçosa criado por José Zanini e F. Kracjberb - empreendimento ambicioso que não atingiu seu objetivo de uma mudança radical na cultura da cidade. 

*  A Lei de Emancipação ou Restauração política de Nova Viçosa, afirma seu desligamento dos municípios de Mucuri e Caravelas, porque o novo município passa a ser composto dos territórios integrais dos distritos de Nova Viçosa e Helvécia e parte dos territórios de Argolo e Mucuri (desmembrados de Mucuri) e do território de Ponta de Areia (desmembrado de Caravelas).





Informações Gerais

Área territorial: 1.317 Km2
Emancipação política: 27 de julho de 1962
Comemoração do aniversário da cidade: 23 de outubro (Fundação da Vila Viçosa em 1768/9)
Padroeira: Nossa Senhora Imaculada Conceição
População: 44.052 hab - estimativa do IBGE em 2017 - há o predomínio da população urbana
Densidade demográfica: 33,4  hab./Km2
Clima: Tropical Litorâneo Úmido
Temperatura Média: 24,3 º
Média anual de umidade relativa do ar: 87,1%
Altitude: 11 metros
Coordenadas Geográficas: Latitude: 17º 53' 31" S;  Longitude: 39º 22' 19" W
Principais rios: Marobá, Pau Alto e Peruípe (este deságua no mar)
Vegetação: Remanescentes da Mata Atlântica, plantação de eucaliptos e vegetação litorânea
PIB per capita: (IBGE/2008) - R$ 6.216, 58
Economia: Predominam as atividades pesqueiras, turismo e comércio.
Limites: Sul: limita-se ao Sul com a cidade de Mucuri
              Norte: Limita-se ao Norte com a cidade de  Caravelas
              Oeste: Limita-se a Oeste com a cidade de Ibirapuã
              Leste: Limita-se a Leste com o Oceano Atlântico


Evolução Político-Administrativa da cidade
1748 - Distrito criado com a denominação de Viçosa.
1768 - Elevação à categoria de Vila com o mesmo nome de Viçosa.
1911 - O município é constituído de 2 dois distritos: Viçosa e Colônia Leopoldina.
1931 - É extinto o município de Viçosa, passando o mesmo a Distrito de Mucuri.
1943/4 - O Distrito de Viçosa passa a ser chamado de Marobá - nome de um rio da região.
1953 - O Distrito de Marobá passou a se chamar Nova Viçosa.
1962 - Em 27 de julho o Distrito emancipa-se de Mucuri e Caravelas, constituindo-se de 3 distritos: Nova Viçosa, Argolo e Helvécia.
1997 - É criado o Distrito de Posto da Mata.


Prefeitos na História Política de Nova Viçosa - a partir da emancipação em 1962

Mário Peixoto Rosa - 7 de abril de 1963 a 6 de abril de 1967
Valdomiro Alves de Jesus - 7 de abril de 1967 a 31 de janeiro de 1971
Mário Peixoto Rosa - 1º de janeiro de 1971 a 20 de dezembro de 1971*
Tanus Correia - 21 de dezembro de 1971 a 31 de janeiro de 1973
Abrahão Soares Pereira - 31 de janeiro de 1973 a 31 de janeiro de 1977
Theones Soares da Fonseca - 1º fevereiro de 1977 a 31 de dezembro de 1982
Teodório Cardoso - 1º de janeiro de 1983 a 20 de junho de 1985*
Aílton Marques de Souza - 20 de junho de 1985 a 31 de dezembro de 1988
Fernando Rosa - 1º de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992
Antônio Odilair de Carvalho - 1º de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996
Manoel Costa Almeida - 1º de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2004 (dois mandatos consecutivos)
Manoel Costa Almeida - 2001 a  2004 
Carlos Robson Rodrigues da Silva - 2005 a 2008
Carlos Robson Rodrigues da Silva - 2009 a 2012
Márvio Lavor Mendes - 2013 - 2016***
Manoel da Costa Almeida - 2016-2020
Luciana Sousa Machado Rodrigues - 2021 -

Mário Peixoto Rosa fugiu após assassinar um vereador no Distrito de Posto da Mata, sendo substituído pelo seu vice-prefeito Tanus Correia.
** Teodório Cardoso sofreu um processo de impeachment votado pela Câmara Municipal e foi substituído pelo vice-prefeito Aílton Marques de Souza

Hino do município de Nova Viçosa

Eu amo Nova Viçosa,
Paraíso da Bahia
Nossa terra é dadivosa,
Terra da estrela guia

Lavradores, pescadores
Obreiros da economia
Fruto que colhem os valores
Que a natureza procria

Suas praias são formosas
Enfeitadas de coqueiros
Atrações maravilhosas
Nos abrolhos brasileiros

Nossos campos são cobertos
De cacauais, mamoeiros
Nossos corações são abertos
Felizes o ano inteiro

Os colonos europeus
São parte da nossa história
E os ensinamentos seus
Ficaram em nossa memória

Os índios e os africanos
Estão em nosso passado
Com eles nos irmanamos
E vivemos lado a lado

Refrão x2

Não conhecemos recesso
Lutamos pelo progresso
Do Brasil e da Bahia

Amamos nossa bandeira
Nossa pátria brasileira
Com muito orgulho e alegria

 

Bandeira da cidade

Brasão da cidade




Mário Peixoto Rosa fugiu após assassinar um vereador no Distrito de Posto da Mata, sendo substituído pelo seu vice-prefeito Tanus Correia.
** Teodório Cardoso sofreu um processo de impeachment votado pela Câmara Municipal e foi substituído pelo vice-prefeito Aílton Marques de Souza.
*** O prefeito Márvio Lavor Mendes foi afastado do cargo por corrupção no último ano de seu mandato. Assumiu Manoel Costa Almeida, classificado em segundo lugar nas eleições de 2012.

Evolução histórica de Nova Viçosa em imagens antigas

                                                            

Governo da prefeita Luciana Sousa Machado 

Rodrigues - 2021-

Primeiras medidas tomadas pela prefeita:

l. Começou a limpeza das ruas da cidade, que foi realizada com sucesso nos primeiros dias de governo.
2. Convocou todos os servidores da Prefeitura, a partir do dia 7 de janeiro, para se apresentarem no Centro de Treinamento, com promessa de punição pelo não comparecimento. Certamente foi pra fazer um levantamento do pessoal que a Prefeitura vai ter à disposição para o desempenho de um bom trabalho no município.
3. Iluminou a cidade através da troca de lâmpadas queimadas há muito tempo, e continua com a coleta de lixo obedecendo uma escala de dias da presença do caminhão coletor sem alterações.
4. Iniciou a vacinação contra a Covid-19 nas Unidades de Saúde do município conforme escala de atendimento por idade a partir de abril de 2021.
5. Início e conclusão do asfaltamento da Rua Minas Gerais no centro de Nova Viçosa. Esta rua começa na Avenida Oceânica e termina na beira da Praia do Lugar Comum, facilitando o acesso à praia e às barracas. No final a rua cruza com a Avenida Bahia. Antes tinha uma via de bloquetes em péssimo estado de conservação, que muitas pessoas em veículos como motos, bicicletas e carros de passeio evitavam transitar. A obra teve início e término em meados de maio de 2021. Fotos abaixo.

14 de maio de 2021
Junho de 2021



Novos Boletins do Codiv-19 - 30 de junho de 2010

Posto de Saúde de Nova Viçosa em tempos de pandemia do covid-19 - Um descaso da atual administração com o povo de nossa cidade - 20 de julho de 2020

Início da campanha política em Nova Viçosa - Encontro na casa do Dega e da Núbia no dia 28.10.20 - Este ano vai ser uma campanha atípica devido à pandemia do coronavírus - Não haverá comícios em praça pública. Participei dando minha opinião sobre a situação de descaso da população com a classe política e do desrespeito dos governantes com o cidadão ao neglicenciar os serviços essenciais ao bom funcionamento da cidade. Dei sugestão de um trabalho de Educação política para o povo. Veja vídeo abaixo:




Rua 2 de julho - esquina com a Av. Oceânica no centro da cidade - 03.10.20

Eleições Municipais 2020 na cidade

Participei pela primeira vez das eleições no município, sendo que as mesmas transcorreram normalmente, pelo menos na escola em que votei - Escola Maria da Penha. Os mesários e eleitores seguiram todo o protocolo exigido pelos órgãos de saúde em relação às medidas de contenção do coronavírus. Abaixo foto da escola e seu belo e limpo ambiente - A votação aconteceu no dia 15 de novembro devido à pandemia do coronavírus.






Candidata eleita em 15.11.20 - agora é acompanhar seu mandado que tem como objetivo principal atender com qualidade a Saúde do município, além de resgatar a credibilidade da classe política oferecendo bons serviços à população da cidade. Desejamos sucesso à prefeita eleita. É a primeira mulher a assumir o executivo na história da cidade.


Atitude louvável da Pizzaria Terraço depois das chuvas de novembro - colocação de britas na área afetada - exemplo que deve ser copiado por outros comerciantes - novembro de 2020


Boletim sobre o Covid 19 de novembro de 2020
Palco fixo para eventos na Praça da Baleia em fim de construção - dezembro de 2020


Rodoviária em construção - dezembro de 2020

Manifestação folclórica de Nova Viçosa - 6 de janeiro de 2021


Homenagem ao Dia de Reis com a festa tradicional do bumba meu boi - fizeram apenas uma exposição do boi (foto) em uma rua do centro da cidade.

Cronograma de coleta de lixo criado pela nova prefeita, depois de apenas 18 dias de trabalho (fiz este pedido para a administração anterior no site da Prefeitura e nunca tive resposta). Parabéns, prefeita e secretários(as)!

Natal na praia de Nova Viçosa - 2021
Prestação de contas no início do mandato - janeiro de 2021
Documentos do início do governo da Prefeita Luciana






Chuvas intensas em Nova Viçosa no início de fevereiro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 em Nova Viçosa
No início de abril de 2021 teve início a vacinação de idosos nas Unidades de Saúde da cidade, mas infelizmente de forma muito desorganizada. Distribuíram poucas vacinas (30 doses de cada vez) e com a distribuição de senhas depois das 7 horas da manhã. Tivemos que ir duas vezes, minha esposa e eu, à Unidade de Saúde II, pois logo as senhas acabaram da primeira vez. Na segunda vez teve idoso que chegou às 4 horas da manhã para conseguir a senha. As funcionárias não organizavam a fila, portanto provocou uma grande aglomeração de pessoas na fila. Faltou também informação sobre os dias de vacinação. O idoso tinha que ir todos os dias às Unidades de Saúde para verificar se tinham chegado as vacinas. Fizemos reclamações no faceboock, apesar de receber respostas, não formos atendidos para uma melhor organização do processo de vacinação. Esperamos que esta experiência provoque mudanças eficazes no processo de vacinação nas próximas campanhas.



Da segunda vez distribuíram um pouco mais de 30 senhas, razão da minha vacinação - abril de 2021

Servidores municipais contraem o vírus do covid-19 - abril de 2021



Homenagem ao grande naturalista de Nova Viçosa (mesmo que a reportagem não cite o nome da cidade, pois a reportagem foi feita quando Frans Kracjberg morava em Itabirito - MG)
Nova Viçosa em Brasília com um digno representante - agosto de 2021

Mais uma vitória da comunidade de Nova Viçosa contra a poluição de nossas praias - agosto de 2021



Evento ocorrido em outubro de 2021


A atual administração está de parabéns por realizar esta Plano Plurianual, com a participação da comunidade, fato que não sei se já aconteceu na cidade, mas parece que não, pois nunca ouvi falar disso por pessoas que moram aqui há muitos anos, e até por pessoas que nasceram aqui.

A prefeita Luciana já realizou alguns reivindicações solicitadas pelos moradores como a regularização da limpeza urbana, a reposição de lâmpadas queimadas da iluminação pública, e ações na área da Saúde, além de revitalização de algumas praças na cidade e o asfaltamento da rua Minas Gerais, principal rua de acesso à Praia do Lugar Comum, local onde se realizam os principais eventos da cidade como o Reveillon.

Este Plano foi realizado em pesquisa feita pela internet. Foi muito bem organizado e sistematizado. Todas as pessoas que frequentam as redes sociais como o Facebook e o Instagram tiveram acesso à informação do site e puderam participar.

Agora é só acompanhar a realização das obras solicitadas e outras que a administração achar por bem realizar em benefício da cidade. Notei que todos(as) que participaram foram muito educados(as), não realizando nenhuma agressão aos governantes, e mostraram desejar o melhor para toda a cidade, além de manifestar um amor explícito pela cidade.

A nova administração (prefeita Luciana) se preocupou com a preparação para o Verão 2022 em Nova Viçosa. E para isto tomou algumas atitudes importantes como a limpeza da cidade, das praias, promoção de eventos, colocação de placas proibitivas nas áreas litorâneas, construção de espaço para eventos e administração no período chamado de Temporada para o turismo da cidade. Abaixo algumas fotos em janeiro de 2022. Também promoveu alterações na Praça da Baleia, projeto iniciado na administração passada e paralisado. A prefeita retomou as atividades de construção da obra para sua conclusão. É um belo projeto arquitetônico e paisagístico que vai beneficiar toda a cidade e sua população quanto ao lazer e qualidade de vida. Tive a oportunidade de conhecer o projeto antes do início das obras.































Placa da obra que está sendo realizada na Praça da Balei e no Bosque - fevereiro de 2022


Modelos de lixeiras inspirados no Palco da Praça da Baleia - fevereiro de 2022




Carnaval em Nova Viçosa - Pau Fincado - Fevereiro de 2022
Não houve carnaval de rua na cidade devido à Pandemina do Covid-19



Vista panorâmica do Bosque



Escultura de Frans Kracjberg em exposição

Obras do Bosque concluídas em junho de 2022 - O nome do local foi uma justa homenagem ao artista plástico Frans Krajcberg, polonês que escolheu Nova Viçosa como sua nova terra.


Palco na Praça da Baleia terminado.
Preparativos para o Forró do Asfalto - 22 de julho de 2022

                                     Reforma da Câmara Municipal de Nova Viçosa - julho de 2022




Calçamento da área marginal à Av. Oceânica nas proximidades da Academia de Ginástica, colocação de piso de cimento na Área de Ginástica Comunitária e construção de um pergolado - obras da Prefeita Luciana Machado - julho de 2022 - Nova Viçosa com um novo e belo visual.

Inauguração do Museu de Helvecia - Distrito de Nova Viçosa - setembro de 2022 - Aproveitando o antigo espaço da Estação Ferroviária Bahia-Minas




























Imagens do Piér do Mercado do Peixe ainda faltando parte das construções - 29.09.22

Votei nestes candidatos nas eleições de 2022 - vamos acompanhar o mandato de cada vencedor
Nova Praça do Chafariz - outubro de 2022











Chuvas intensas em Nova Viçosa no final de dezembro de 2022
Em fevereiro de 2021 tivemos muita chuva em nossa cidade, alagando várias ruas, mas esta de dezembro de 2022 superou em muito aquela, mesmo com a ajuda do novo calçamento do centro da cidade. Nas proximidades de nossa casa, situada à Rua Rondônia, 76, a água tomou toda a extensão da rua até sua virada em frente à Rua Espírito Santo. A Rua Acre também recebeu muita água. A Prefeitura tentou fazer um canal para escoar a água até a praia, mas foi um trabalho sem eficiência. Também tentaram dragar a água para o outro lado da Av. Oceânica, fato que amenizou o problema, mas a chegada do sol logo depois do Natal melhorou muito o problema. A Pousada Maresias ficou praticamente toda alagada, conforme fotos e vídeos abaixo. Parece um aviso para intervenções imediatas no local para resolver o problema, pois é uma área de muito movimento de turistas, principalmente pela proximidade de várias Pousadas, o Posto de Gasolina CNA e outros comércios.




















Antes da virada do ano, o sol chegou com a intensidade do verão de Nova Viçosa, e os turistas puderam aproveitar as belas praias da cidade - 1º de janeiro de 2023







Vídeos das chuvas intensas que assolaram Nova Viçosa no final de 2022 - situação nunca vista na cidade
Frans krajcberg e seu amigo Célio da Farmácia






Entrega de uma Mini Estante com quatro livros sobre o artista Frans Krajcberg ao CAT (Centro de Atendimento ao Turista). O Coordenador do local, Felipe recebeu-nos com muita atenção, carinho e participação no encontro. O objetivo do trabalho é divulgar mais a obra do artista na cidade e para os turistas que nos visitam todos os anos. Entregamos a estante e os livros no dia 1º de fevereiro de 2023. Frans Krajcberg adotou Nova Viçosa como sua cidade e o Brasil como seu país, apesar de ser polonês. Viveu 42 anos na cidade em seu Sítio Natura. Sueli, minha esposa, foi a fotógrafa e cineasta.
Vídeo sobre o evento de entrega da Mini Estante





Melhorias na Praça da Baleia com construção de pergolado e jardim para o descanso dos moradores - janeiro de 2023

Carnaval em Nova Viçosa - 2023
Muita alegria com harmonia na cidade

O carnaval de rua teve pouco movimento, talvez tenha faltado incentivo do governo.


















Festa de Corpus Christie em Nova Viçosa no dia 08 de junho de 2023 - aproveitando a oportunidade, a Sueli e seu treinador de musculação, Lequinha, fizeram uma visita aos pontos turísticos do centro da cidade.











Trabalho feito com madeira contendo pequenas plantas (cacto e suculentas) e a imagem da baleia Jubarte, entregues ao CAT na pessoa do amigo, Felipe, funcionário do local e da Prefeitura de Nova Viçosa.
Livro doado ao CAT


No dia 22 de outubro de 2023, entregamos ao Felipe, Coordenador do CAT (Centro de Atendimento ao Turista), nossa colaboração ao acervo do lugar, ou seja, um trabalho em madeira contendo cacto e suculentas, livros da Arte da Jardinagem Caseira e Litorânea e uma crônica em homenagem à cidade de Nova Viçosa - Tributo a Nova Viçosa - a Cidade do Amor. Explicamos sobre os cuidados com as plantas e sua importância para melhorar a paisagem do Bosque Frans Kracjberg. Fomos, como sempre, bem recebidos pelo Coordenador, Felipe e sua equipe. Felipe agradeceu a nossa colaboração mostrando a importância da participação de comunidade na melhoria do ambiente natural e humanizado que foi a construção dos novos equipamentos do Bosque, que tem sido valorizado pelo povo da cidade e pelos turistas.















Cenário montado para um dos eventos tradicionais de Nova Viçosa - o Forró do Asfalto -, em julho de 2023 



Verão 2024 - Nova Viçosa 
















Verão e Carnaval em Nova Viçosa - Fevereiro de 2024
























No dia 13 de fevereiro, uma terça-feira, no feriado de Carnaval inauguramos a nossa nova churrasqueira com a presença do casal amigo, Hermes e Cacau. Felicidade completa.









































































































Um comentário:

  1. Estas anotações têm como objetivo principal oferecer informações sobre a cidade em determinado período de tempo, fato que poderá contribuir para pesquisas mais completas no futuro sobre a história da cidade.

    ResponderExcluir